a natureza

a natureza
vamos cuidar da natureza

Bem Vindos a Natureza

Seja bem vindo ao nosso blog onde pode aprender imenso sobre a natureza

Pesquisar neste blogue

Páginas

domingo, 28 de fevereiro de 2010

AÇAFRÃO

O açafrão é extraído dos estigmas de flores de uma variedade de Crocus sativus, uma planta da família das Iridáceas, e utilizado desde a antiguidade como especiaria, principalmente na culinária mediterrânica.
A variedade de Crocus sativus que se usa para extrair o açafrão é originária da região do mar Mediterrâneo e consumido na culinária da região, normalmente em risotos, caldos e massas. Na Espanha, é item essencial à paella. Usado há séculos em molhos, arroz e aves.
Atualmente, é a especiaria mais cara do mundo, uma vez que para a preparação de apenas alguns gramas utilizam-se milhares de flores da planta, processadas manualmente (cerca de 100 mil flores para obtenção de apenas cinco quilos de estigmas).

Esta planta é natural das Índias Orientais e do Meio-dia da Europa. Arbusto de quase um metro de altura, folhas roixeadas e compridas; a flor e seus tegumentos são amarelos, purpurinos, e avermelhados. Quando seca tem grande consumo na Europa para a tinturaria; desprende de seus órgãos uma tinta amarela e um óleo volátil. Pode cultivar-se no Brasil.
Na arte culinária e nas confeitarias costuma-se empregar o açafrão para dar uma cor agradável a muitas iguarias e confeições.
===Propriedades médicas===O açafrão empregado com muito proveito nas epilepsias e ainda como emenagogo e anti-espasmódico. A raiz é bom diurético e digestivo. Em dose forte produz embriaguez, sonolência e delírio. Dá-se em infusão na dose de uma grama para 450 gramas de água, e em pó de uma a duas gramas; em tintura de uma a quatro gramas e em xarope de 15 a 30 gramas.

Sem comentários:

Enviar um comentário