a natureza

a natureza
vamos cuidar da natureza

Bem Vindos a Natureza

Seja bem vindo ao nosso blog onde pode aprender imenso sobre a natureza

Pesquisar neste blogue

Páginas

quinta-feira, 10 de junho de 2010

mais e muitos animais

Joaninha



A joaninha tem um aspecto muito simpático que faz com que seja um dos insectos mais adoráveis da natureza.
A joaninha mais comum é a de corpo preto, coberto com umas asinhas arrendondadas de cor vermelha com sete pequenas manchas pretas.
Estás a reconhecê-la? É um bichinho que até os mais pequenos gostam de segurar com as suas mãos.
Mas não é só por isso que este escaravelho é visto com bons olhos.
A joaninha é especial porque a grande maioria delas se alimenta dos insectos que atacam as nossas plantações.
Por essa razão, as joaninhas são muito bem vistas pelos agricultores que, muitas vezes, as utilizam como forma de controlo biológico das pragas existentes nas suas plantações.
Não é engraçado?Em vez de se usarem insecticidas para acabar com as pragas podem-se usar joaninhas!
O único problema é que as joaninhas gostam de hibernar, ou seja, dormir durante o Inverno, e fazem-no em pequenos grupos.
Quer dizer, isto não bem um problema, porque na altura em que as joaninhas hibernam ainda não há perigo para as plantações.

Elefante

De todos os animais terrestres, o elefante é o maior.Pode medir mais de 3 metros (que é cerca de três vezes a tua altura) e ter mais de 8 toneladas de peso (pesa mais que oito carros médios!).
Claro que este é o tamanho do macho, porque a fêmea é bastante mais pequena.Mesmo assim, inspira bastante respeito pelo seu tamanho!
O elefante é herbívoro, ou seja, só come plantas.Sabias que, quando tem muita fome, um elefante é capaz de comer as folhas e os rebentos de uma árvore inteira?
Os elefantes vivem em África e na Ásia tropical em manadas de 10 ou 15 animais. Sabias que ao contrário da maioria das outras espécies, quem lidera o grupo é uma fêmea? Chama-se matriarca.
Já alguma vez ouviste a expressão "memória de elefante"?É porque os elefantes são muito inteligentes e têm uma memória muito boa.
Apesar de chegarem a viver até aos 70 anos, os elefantes raramente se esquecem das coisas que mais marcaram a sua vida.
E de certeza que não se esquecem dos 22 meses que as fêmeas estão à espera de filhotes. É que são quase dois anos!
Os filhotes, quando nascem, já são enormes, mas ainda são muito frágeis. Por isso, estão sempre a ser protegidos pela mãe e pelo resto da manada.
Os elefantes precisam muito de água para beberem, mas também para se refrescarem. É frequente estar mais do que uma manada perto da água e, quando se encontram, os elefantes fazem uma grande festa!
Sim, os elefantes são muito sociáveis e adoram ver elefantes de outras manadas. Quando se vêem entrelaçam as trombas como um gesto de boas-vindas!

Peru

O peru é uma ave originária do continente americano, mas que nos dias de hoje já se espalhou como ave doméstica por todo o mundo.
É um animal bastante grande, que chega a pesar 11 quilos.As suas penas são normalmente pretas ou castanhas, mas existem algumas espécies criadas pelo Homem que são brancas.
Em estado selvagem, o peru vive em grupos de cerca de 20 aves e gosta de estar perto das árvores onde dorme à noite, para se proteger dos inimigos.
Sabias que, apesar de poder voar, passa a maior parte do tempo em terra, a caminhar, enquanto procura comida?O peru alimenta-se principalmente de grãos e de insectos.
Por passar a maior parte do seu tempo pousado na terra, o peru é muito cuidadoso. Tem que ouvir e ver muito bem tudo o que se passa à sua volta.
A cabeça do peru é de um tom avermelhado ou alaranjado e sem penas.Por baixo do bico, o macho tem um apêndice (um pedaço de pele pendurado) muito característico.
Para atrair a fêmea, o peru macho faz o seu "glu-glu" muito alto, ao mesmo tempo que abana as plumas da cauda e baixa as asas, arrastando-as pelo chão.
A fêmea põe em média 12 ovos que nascem ao fim de um mês.Assim que nascem, os peruzinhos começam logo a debicar o chão, sempre protegidos pela mãe.

Abutre

O abutre é uma grande ave que se alimenta de outros bichos mortos.
O seu pescoço é comprido e, tal como a cabeça, não tem penas. Tem as asas muito largas para poder planar sem qualquer esforço enquanto procura o seu alimento.
Normalmente, plana em círculo durante muito tempo até que encontra um animal morto e, em pouco tempo, aparecem logo outros abutres.
Pois é, o abutre partilha sempre as suas refeições com os companheiros, mesmo que isso não lhe agrade muito.
Habitualmente, o abutre faz o ninho numa fenda nas rochas, onde a fêmea põe, normalmente, dois ovos.
Quando a mãe abutre sente que o seu ninho está a ser ameaçado, vomita algum alimento para que o mau cheiro afaste os inimigos.


Lagartixa



A lagartixa é um lagarto pequenino muito comum em quase todos os países que não sejam demasiado frios.
Parece-se com um crocodilo bebé, mas tem uma diferença: não cresce mais do que o tamanho da palma da tua mão!
Gosta muito de se esticar em cima de uma rocha ou nos muros das casas. Sabes porquê?
É que a lagartixa tem o sangue frio, tal como os outros lagartos, e por isso não se consegue manter quente como nós.
Para se aquecer, a lagartixa põe-se em cima de uma rocha ou então nos muros das casas onde o sol lhe bate directamente e lhe aquece o corpo.
O alimento preferido destes pequenos lagartos são os insectos e as aranhas.
Mas como é que ela se mantém nos muros das casas? Não cai?Claro que não. As patas da lagartixa colam-se a todo o lado com muita força!
E se experimentares tirar uma lagartixa da parede, nunca a puxes pela cauda. O mais certo é ficares com ela na mão!
Existem mais de 300 espécies de lagartixas cada uma com hábitos completamente diferentes das outras.


Camarão



O camarão é um pequeno animal cor-de-rosa, que provavelmente estás mais habituado a ver no prato do que no mar. Mas há muitas coisas a dizer sobre este crustáceo!
Crus... quê?Crustáceo! Pois, porque apesar de viver no mar, o camarão não é um peixe.
Tem o corpo mais ou menos em forma de tubo, mas um pouco achatado dos lados. Para nadar usa a cauda, que é muito forte, e cinco pares de pequenas patas ao longo do corpo.
Sabias que o corpo do camarão é protegido por uma espécie de carapaça um pouco dura? Mas esta carapaça tem uma característica especial: é fina e flexível para que o camarão consiga nadar bem e com muita agilidade.
Tal como em todos os grupos de animais, existem muitas espécies diferentes de camarões. Umas habitam em pouca profundidade, mas outras preferem o fundo do mar.
Na sua maioria, os camarões vivem entre as algas por baixo de rochas, conchas ou dentro das fendas dos corais. É assim que se escondem dos seus predadores.
Como deves calcular, por ser um alimento muito apreciado pelo Homem, o camarão é pescado um pouco por todo o mundo.
Mas muitas vezes, para não prejudicar a Natureza, faz-se criação de camarões em viveiro. Depois são vendidos no mercado!


Lontra



A lontra marinha é um animal de pêlo acinzentado, muito brincalhão e divertido. Tal como nós, conforme vão ficando mais velhas, vão ficando com os pêlos mais brancos.
Infelizmente a lontra é perseguida pelo Homem por causa do seu pêlo macio.
Para além de ter grandes patas que lhe permitem nadar muito bem, a lontra é um animal muito inteligente, que usa pedras para a ajudar a partir conchas e carapaças de bichinhos que quer comer (que põe em cima da barriga, deitada na água, virada para cima).
Vive em sítios muito, muito frios, por isso precisa de comer muito mais do que qualquer outro mamífero.
Se não houver comida, a lontra fica muito magra e pode morrer em apenas 3 dias.
Por isso pesca três ou quatro vezes por dia: caranguejos, ouriços-do-mar, peixinhos, etc.
Quando não está a comer, está a brincar, a dormir ou a cuidar do seu belo pêlo. Se não o fizer pode morrer de frio porque não tem uma camada de gordura para a manter quente, como têm outros animais marinhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário